terça-feira, 6 de maio de 2014
No começo sempre é muito dificil... adaptação
Tudo vem na hora certa e ter optado por entrar no programa aos 26 anos passado do segundo tempo acabou sendo uma escolha arriscada, mas que valeu a pena cada momento, cada correria, cada stress, cada ansiedade que eu tive, porque essa experiencia me trouxe e ainda esta me trazendo um aprimoramento pessoal muito grande, alem de me conhecer melhor, superar desafios, amadurecer, contribuiu muito tambem para o meu lado espiritual e resgatou parte de uma juventude que estava perdida no tempo, por aqui fiz amizades que quero levar por toda eternidade.
No começo sempre e muito dificil, primeiro porque vai com a ilusão de que você vai falar um inglês perfeito, que todo mundo vai te entender, ou que em 1 mês você ja vai estar arrasando ou então acredita que você não sabe falar nada e não é bem assim.... Se comunicar nos aeroportos e na imigração é bem fácil, porque eles estão acostumados a lidar com gente do mundo inteiro e sempre tem uma criatura que fala português, espanhol e que pode te ajudar se você não conseguir se expressar... no meu caso foi tudo muito tranquilo... consegui me virar numa boa... o segredo é você manter a calma sempre, respirar fundo, sempre olhar tudo ao seu redor, no que as pessoas que estão na sua frente estão fazendo e assim você evita de cometer varias gafes.... e quando voce vê você já está se soltando e você vai lembrando das palavras naturalmente, parece que a gente vai abrindo os arquivos que ficam armazenados no nosso cérebro.
Uma outra dica por exemplo se o seu inglês não for tão bom assim.... se você souber que você vai no correio por exemplo, procure dar uma estudada antes, pesquise os termos que serão necessários para você se comunicar porque assim você pelo menos vai conseguir se expressar, relembrar do que será necessário falar, e um conselho bobo, mas que ajuda muito.... porque as vezes lidamos com uma situacao que nos falta palavras, ou entao esquecemos completamente de uma palavra extremamente importante e estudando antes ajuda muito.
Ainda sobre o idioma, eu caí em uma familia de brasileiros e onde eu estou morando, tem milhares de Latinos e Brasileiros, por incrível que pareça é mais fácil eu aprender a falar espanhol aqui do que o inglês, mas mesmo assim estou me esforçando para aprimorar o ingles, o segredo e voce nao se acomodar, nao ter medo de se comunicar, se tiver a oportunidade busque pela biblioteca mais próxima da sua casa, comece a frequenta-la geralmente eles oferecem aulas de conversação de graça, oferecem uma variedade de dvds, e livros para você pegar emprestado e possuem uma programação cultural que você pode frequentar se tiver interesse.
Eu peguei o habito de sempre assistir filmes, ler livros, assistir desenho animado (porque possue uma linguagem fácil), escutar músicas e participar das aulas de conversação, nessas aulas você faz muitas amizades.
Adaptação
Durante os 3 primeiros meses realmente tudo e muito dificil, porque você passa pelo processo de adaptação e você experimenta diversas sensações, tem hora que você abre aquele sorriso " puxa estou na Terra do Tio Sam, alguém pode me beliscar?", ou "nossa que legal, não sabia que existia isso"... porque tudo é novidade... "Nossa vou ficar louca, aqui é tudo barato, eu quero, eu quero comprar."...."Aff o que eu estou fazendo aqui? será que eu vou aguentar ficar 1 ano nessa vida? " ,"Meu Deus olha aonde eu fui me meter... quero jogar tudo para o alto", "quero minha mãe, quero minha família, saudades de casa".... "pânico:nao tenho amigos ainda.... não conheço nada, não conheço ninguém".... "a comida daqui e horrivel", enfim como falei são diversas as sensações, uma hora você ri até não aguentar mais, outra hora você chora de saudades e por ai vai..... mas gente na boa, tudo você supera, e só ter paciência, na hora que bater aquela vontade de chorar, se tranca no quarto e chora, mas chora ate você esvaziar o seu armazenamento de lágrimas.... e só depois que você esvaziou, que os 5 min de tristeza passou por você foi embora, ai você conversa com a sua família no Brasil, porque se você fizer isso na hora da crise, todos irão ficar apavorados, pensando que algo de grave está acontecendo com você e essas sensações são passageiras, a famosa Homesick, vem e vai embora.... o segredo é você não ficar alimentando ela... na hora que bater... sai do seu quarto, vai conversar com seus hosts, vai dar uma volta, vai fazer compras, vai ler um livro, se ocupe, nunca fique sem fazer nada.....
Com o tempo você vai explorando a sua cidade, conhecendo gente nova e depois do terceiro mês você já comeca a olhar a situação de uma outra forma, porque a fase de adaptação passou, você se sentira localizada, adaptada e ja terá feito uma porção de amigos, mas para isso você precisa se esforçar, se jogar, ser ousada e se abrir para a nova cultura.
Eu sentia muita falta de amigos, e como passei muito tempo sozinha, aprendi na marra a gostar da minha própria companhia, hoje em dia é assim: se meus amigos estão disponiveis para sairem comigo ótimo se não estão eu vou sozinha, não me privo de nada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário